Como conseguir um financiamento estudantil?

A chance de iniciar a sua graduação pode estar bem perto, com o FIES 2020, o plano de financiamento oferecido pelo governo federal, é possível fazer o curso agora e pagar só depois da conclusão. Com esse tempo você consegue juntar dinheiro para quitar a faculdade. Veja como funciona o FIES 2020!

Como funciona o FIES 2020?

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em cursos superiores de universidades particulares.

Em 2010, o FIES passou a funcionar em um novo formato: a taxa de juros do financiamento passou a ser de 3,4% a.a., o período de carência passou para 18 meses e o período de amortização para 3 (três) vezes o período de duração regular do curso + 12 meses.

E o que isso quer dizer? Você paga juros menores do que pagaria com outros financiamentos, tem 1 ano e meio para começar a pagar pelo curso, e tem o seu saldo devedor parcelado em até 3 vezes o período financiado da duração regular do curso.

Mudança para Fies 2020

Em 2019, foram realizadas algumas modificações nos critérios de seleção dos aprovados para o financiamento. Estas alterações também valerão para o Fies 2020. Agora, existem 3 grupos que determinam os perfis dos candidatos e possibilita até mesmo juros zero.

Fies 1 (mantém o atual modelo) – 100 mil vagas

  • Para estudantes com renda familiar de até 3 salários mínimos per capita;
  • Taxa de juros real igual a zero.

Fies 2 (nova modalidade) – 150 mil vagas

  • Para estudantes com renda familiar de até 5 salários mínimos per capita;
  • Vagas destinadas às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com recursos de Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento.

Fies 3 (nova modalidade) – 60 mil vagas

  • Para estudantes com renda familiar de até 5 salários mínimos per capita;
  • Vagas para estudantes de todo o país.

Quem pode se inscrever no Fies 2020?

De acordo com estes grupos selecionados por modalidades, já dá para ter uma ideia dos requisitos básicos para realizar a inscrição Fies 2020. Ainda assim, outras exigências precisam ser consideradas, como:

  • Candidato que participou do ENEM, a partir da edição de 2010 e tenha obtido média das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a 0 na redação;
  • Possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 salários mínimos.

Inscrições Fies 2020

Buscando informações de como se inscrever no FIES? É necessário acessar o portal do programa e seguir algumas etapas. Todos os anos são divulgadas as datas para que os candidatos se inscrevem, normalmente entre fevereiro e março.

A data limite já foi encerrada, mas um edital para o segundo semestre pode ser divulgado com novos prazos.

Resultados Fies 2020

Os resultados fies 2020 ficam disponíveis no site do Fies Seleção a partir da primeira semana de março. Com o login e senha o candidato consegue verificar a sua classificação na lista de classificação e pré-seleção.  Siga o passo a passo que é bem simples:

  • 1° passo: Acessar o site do Fies Seleção;
  • 2° passo: Clicar em ‘Ver meu boletim de acompanhamento’;
  • 3° passo: Informar seu CPF e senha.

Lista de Espera Fies 2020

Os candidatos classificados de acordo com o número de vagas do grupo de preferência serão pré-selecionados na chamada única. Os demais, não pré-selecionados, serão automaticamente incluídos em lista de espera Fies 2020.

Para acessar esta lista basta seguir o mesmo passo a passo da consulta da lista de selecionados. Acessando o site do Fies Seleção e clicando em ‘Ver meu boletim de acompanhamento’.